Criar um Site Grátis Fantástico
 

enquete
Quem matou Saulo
fred
stela
gerson
clara
Arthurzinho
melina
Mauro
danilo
Ver Resultados

Rating: 2.4/5 (43 votos)



ONLINE
1







Total de visitas: 2700
Armazenamento no Computador

01-11-2010                                                                                                                                                               12:29:28                                                                                                                                                                 
INTRODUÇÃO

Não importa quanta memória sua máquina fotográfica tem, ela nunca tem o bastante para guardar todas as suas imagens. Quando você as descarrega para seu computador, o mesmo acontece ao RAM do seu sistema. Nunca há bastante RAM para armazenar tudo-e pior, qualquer coisa armazenada lá se perde se faltar energia. Memória RAM é principalmente usada para programas e arquivos nos quais você está trabalhando no momento. Por isto, é chamado armazenamento primário. Para prover armazenamento mais permanente, sistemas de computador têm o que é chamado de armazenamento secundário, normalmente um um drive de disco rígido. Neste capítulo nós daremos uma olhada em discos rígidos e outros dispositivos usados para armazenamento secundário.

Armazenamento secundário envolve dispositivos de armazenamento e mídia de armazenamento. Por exemplo, um drive de disquete é um dispositivo de armazenamento e o disco magnético nos quais se armazena dados é a mídia de armazenamento. O papel do dispositivo de armazenamento é ler e escrever os dados na mídia. Gravar significa copiar dados da memória do computador para a mídia de armazenamento. A leitura copia os dados da mídia de volta para a memória do computador. A parte do dispositivo que escreve e lê dados conforme a mídia se move é chamada de cabeça de read/write. Veja isto do mesmo modo como você o armazenamento de música. Você pode usar uma fita ou o reprodutor de disco compacto (os dispositivos) para armazenar ou tocar música de fitas ou discos compactos (a mídia).

TIPOS DE ARMAZENAMENTO

Mídia de armazenamento secundárias e dispositivos existem em quatro categorias principais; magnética, óptica, magneto-óptica, e de estado sólido.

Armazenamento Magnético

Se você alguma vez jogou com dois imãs, você sabe que quando segurou extremidade com extremidade, eles se atraem um ao outro. Quando um deles é invertido então, eles se repelem um ao outro. Isto é causado por uma diferença em polaridade. Polaridades opostas se atraem, e polaridades idênticas se repelem. Dispositivos de armazenamento magnéticos usam estes dois estados magnéticos para registrar dados em um disco ou fita.

Quando um disco gira ou uma fita se move, sinais elétricos nas cabeças read/write do drive mudam a polaridade de partículas magnéticas minúsculas na superfície magnética da mídia para registrar 0s e 1s. Quando você recobra um arquivo, o efeito é invertido. A polaridade da mídia induz uma corrente elétrica imediatamente abaixo da cabeça de read/write na cabeça de read/write que é transmitida ao computador na forma de 0s e 1s.

Armazenamento Óptico

Armazenamento óptico usa um laser para queimar covas pequenas e escuras na superfície de um disco. No caso de CDs, CD-ROM, e discos de DVD, são criadas as pits (covas) quando a superfície do disco é forçada em um molde. As covas são escuras e os lugares sem covas (chamado de lands), permaneça brilhante e liso. Um dispositivo de playback pode ler este revezamento de manchas escuras e claras como sendo 0s e 1s. Com o giros do disco no drive, um feixe fino de luz laser é enfocada na superfície do disco. A quantia de luz que é refletida de volta é determinada por se o raio lazer enfocou em um pit ou um land. Pits refletem menos luz que as Lands brilhantes e um dispositivo chamado de photodetector mede a quantia de luz refletida e circuitos convertem sua leitura em um 0 ou 1.

Armazenamento Magneto-Óptico

Um dos dispositivos de armazenamento que mais cresce em popularidade é a unidade de disco magneto-óptico (MO) apagável e reutilizável. Estes sistemas de armazenamento são portáteis e oferecem longevidade, alta capacidade de armazenamento e acesso não linear. Para registrar dados, o laser primeiro aquece a superfície do disco no drive. Quando aqueceu a um ponto específico, a orientação magnética de partículas pode ser mudada facilmente por uma cabeça de read/write magnética separada. Quando a área esfria, o dados ficam difíceis de apagar com outras fontes magnéticas perdidas assim é mais seguro que com outras mídias. Mídias de MO estão disponíveis em dois formatos, rewritable (regraváveis) e Write Once Read Many (WORM) que só permitem gravação uma única vez, mas leitura infinita.

Armazenamento em Estatal Sólido

Um dos mais recentes dispositivos de armazenamento é chamado memória flash . Esta memória usa chips de estado sólido muito parecido com esses usados na memória interna do computador, porém, os dados nestes chips permanecem registrados até mesmo quando a força é desligada. Considerando que dispositivos de memória flash não têm nenhuma parte móvel eles são mais rápidos que discos e fitas operados mecanicamente.

 

VELOCIDADE É TUDO

A imagem digital envolve arquivos grandes e quando você salva, abre e trabalha neles o computador tem que achar, ler e escrever-lhes. Há duas características mecânicas muito importantes de um drive que afeta o quão rápido ele faz estas operações-a taxa a qual o disco gira e o tempo médio de busca. A taxa de giro é o número ou revoluções por minuto. O tempo de busca é o tempo que o drive leva para localizar uma trilha na qual os dados estão armazenados. Isto é expresso em milisegundos (milésimos de um segundo). Uma vez achado a trilha, ele tem que esperar para que os dados passem girando por baixo dele. Este período de espera é chamado latência. Tempo de busca mais latência é igual a tempo de acesso - a média do tempo total que ele leva para começar a ler dados. Períodos de acesso variam amplamente entre os vários dispositivos de armazenamento. Os períodos de acesso mais rápidos são achados em dispositivos de memória flash, o próximo mais rápido, em discos rígidos e os mais lentos em drives de disquete.

Uma vez que o computador localizou o arquivo de imagem ou outros dados no dispositivo de armazenamento secundário, tem que transferir tudo para a memória interna do computador. A taxa à qual pode ser transferida é a taxa de transferência de dados. Drives de disco rígido geralmente têm as taxas mais rápidas de transferência de dados (depois da memória flash), e as fitas têm a mais lenta; drives de disquete e ópticos estão em algum lugar entre os dois. Um modo para melhorar a taxa de transferência é aumentar a velocidade a qual a mídia de armazenamento se move através da cabeça de read/write. Em mídias circulares, isto é chamado de velocidade rotacional. Alguns dos discos rígidos mais rápidos giram a mais de 7200 RPM.

MÍDIA FIXA VS REMOVÍVEL

O drive de disco rígido típico tem ambos o dispositivo de read/write e a mídia integradas em uma única unidade fechada hermeticamente. Porém, muitos dispositivos de armazenamento secundários têm mídia removíveis. Isto significa que podem ser removidas as mídia nas quais você armazena dados do dispositivo que é usado para ler e escrever os dados na mídia. Exemplos de mídia removíveis são o disquete comum, fita, CD ROM drive e cartões de memória flash. Há unidades de disco até mesmo com mídia removíveis feitas pela Iomega e outros. Mídia removíveis lhe dão capacidade de armazenamento ilimitada porque você sempre pode inserir outro disco, fita ou Cartão de PC. Eles também aumentam a segurança de seus dados porque você pode remover a mídia e armazená-la debaixo de sete chaves ou até mesmo em outro local mais seguro. Mídias que não podem ser removidas são tão seguras quanto o dispositivo eles fazem parte fisicamente.

As mídias removíveis podem ser usadas de dois modos, como armazenamento on-line e off line. Armazenamento on-line é usado para dados que devem estar imediatamente disponíveis ao computador. Armazenamento de off line é usado para arquivar dados que não são necessários no momento. É igual o livro que você está lendo no momento, que é online enquanto todos esses em sua estante são off line. A qualquer hora que você quer, você pode pôr o livro atual na estante

disco

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional